segunda-feira, 8 de julho de 2013

AEE-Finalização-Roserice


AEE- Fechamento-Roserice

Iniciar o trabalho de atendimento do aluno exige do professor de AEE, a arte de saber ouvir e sensibilidade para observar, colhendo o máximo de dados e informações sobre as queixa trazidas e que sejam referentes ao aluno. A família, a comunidade, o professor de sala de aula e profissionais de apoio, são elementos imprescindíveis para que se conheça melhor a situação real de cada criança. Toda ação realizada sem um prévio planejamento, torna-se inviável e impraticável, dai a necessidade de planejar e só se pode planejar embasado em conhecimento prévio do caso, encima de dados coletados, que serão usados no desenvolvimento do plano pode-se utilizar nesta coleta entrevistas, visitas, analise de documentos, pareceres pedagógicos e clínicos, avaliação escrita entre outros.

Movidos por competências, pode-se então construir um plano com objetivos definidos, que seja exequível, coerente com a busca da solução do problema, com embasamento nos conhecimentos adquiridos, obedecendo cada etapa sugerida.        Orientados por estes aspectos, certamente construiremos um plano competente e capaz de avaliar sua aplicabilidade e funcionalidade. Propor atividades inovadoras estratégias específicas, com metodologia, recursos e materiais pedagógicos, tecnológicos e humanos apropriados. Agindo assim será possível saber se este terá condições ou não de prover e promover  as necessidades de cada aluno na escola, na sala de aula, no AEE, e na família. O plano é para o professor um norte a seguir com metas traçadas, e que devem ser flexíveis e modificadas quando se julgar necessário ou quando não lograr êxito.

Ficou visível que na caminhada em favor da educação especial, segundo (CERTEAU,1994) que devemos investir na possibilidade de inventar o cotidiano com capacidade criadora para inovar, romper  velhos acordos, resistências, e lugares eternizados na educação. Concluo afirmando que depende de nós  e do compromisso  que assumimos com o AEE de seremos fermentos na massa para que as salas de recursos multifuncionais conquistem força e credibilidade.

5 comentários:

  1. Boa tarde Roserice.
    Em suas colocações observei o quão grande enfase você deu a questão do planejamento, ou seja, buscar dados, informações do aluno, juntamente com a escola, família e todos os envolvidos nesse processo.
    Assim sendo o plano do AEE ganha mais autententicidade e maior sucesso nos resultados educacionais na aprendizagem de nossos alunos.
    Abraços
    Lourdes

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  2. Bom Tarde Roserice!

    Acredito que compreendemos as etapas e as funções de um estudo de caso. Realmente é muito importante conhecermos a realidade de nosso aluno com deficiência, identificar o problema e buscarmos as possíveis soluções para o problema. O sucesso do plano depende das atividades que levem o aluno a superar sua deficiência e dificuldades encontradas, levando a pessoa/aluno com deficiência a desenvolver sua autonomia. Portanto, oestudo de caso é uma prévia para a elaboração do plano de AEE.

    Parabéns pela atividade!

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  3. Olá Rosenice,

    Atender as necessidades de um aluno com deficiência, sem conhece-lo, exige do professor do AEE, disponibilidade e técnica para ouvir e, a sensibilidade para observar, como você enfatiza em seu texto. É preciso ir de encontro com os elementos que convivem com a criança, que são a família, a comunidade, o professor da sala de aula comum e outros profissionais. Só a partir do estudo de caso é que o professor do AEE saberá como agir, pois terá em mãos todo o conhecimento para realizar atividades focalizando as atitudes do aluno diante da aprendizagem e propiciar o desenvolvimento de ferramentas intelectuais que facilitarão sua interação escolar e social. Fica entendido que o estudo de caso se faz através de uma metodologia de resolução. Daí, é que o professor estará apto a construir o plano de AEE, pois, embasado nas análises dos dados, poderá traçar metas flexíveis que venham beneficiar a aprendizagem do aluno, superando as suas dificuldades e promovendo uma interação, logrando êxito e interesse nas atividades escolares.

    Um forte abraço!


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  4. Boa tarde Roserice Maria,

    Também acho que o professor que faz atendimento tem que saber ouvir e observar, e essa deve se estender a todos aqueles a sua volta,para que o mesmo se torne um professor investigador,podendo usufruir das informações coletadas em prol da sua clientela.

    Parabéns pela atividade!
    Abraços,
    Rejane

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  5. Olá, Roserice

    Parabéns pela atividade realizada corretamente.

    Ana Rita

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