AEE- Fechamento-Roserice
Iniciar o trabalho de atendimento do aluno exige do
professor de AEE, a arte de saber ouvir e sensibilidade para observar, colhendo
o máximo de dados e informações sobre as queixa trazidas e que sejam referentes
ao aluno. A família, a comunidade, o professor de sala de aula e profissionais
de apoio, são elementos imprescindíveis para que se conheça melhor a situação
real de cada criança. Toda ação realizada sem um prévio planejamento, torna-se
inviável e impraticável, dai a necessidade de planejar e só se pode planejar
embasado em conhecimento prévio do caso, encima de dados coletados, que serão usados
no desenvolvimento do plano pode-se utilizar nesta coleta entrevistas, visitas,
analise de documentos, pareceres pedagógicos e clínicos, avaliação escrita
entre outros.
Movidos por competências, pode-se então construir um
plano com objetivos definidos, que seja exequível, coerente com a busca da
solução do problema, com embasamento nos conhecimentos adquiridos, obedecendo
cada etapa sugerida. Orientados
por estes aspectos, certamente construiremos um plano competente e capaz de
avaliar sua aplicabilidade e funcionalidade. Propor atividades inovadoras
estratégias específicas, com metodologia, recursos e materiais pedagógicos,
tecnológicos e humanos apropriados. Agindo assim será possível saber se este
terá condições ou não de prover e promover as necessidades de cada aluno
na escola, na sala de aula, no AEE, e na família. O plano é para o professor um
norte a seguir com metas traçadas, e que devem ser flexíveis e modificadas
quando se julgar necessário ou quando não lograr êxito.
Ficou visível que na caminhada em favor da educação
especial, segundo (CERTEAU,1994) que devemos investir na possibilidade de
inventar o cotidiano com capacidade criadora para inovar, romper velhos
acordos, resistências, e lugares eternizados na educação. Concluo afirmando que
depende de nós e do compromisso que assumimos com o AEE de seremos
fermentos na massa para que as salas de recursos multifuncionais conquistem
força e credibilidade.
Boa tarde Roserice.
ResponderExcluirEm suas colocações observei o quão grande enfase você deu a questão do planejamento, ou seja, buscar dados, informações do aluno, juntamente com a escola, família e todos os envolvidos nesse processo.
Assim sendo o plano do AEE ganha mais autententicidade e maior sucesso nos resultados educacionais na aprendizagem de nossos alunos.
Abraços
Lourdes
Bom Tarde Roserice!
ResponderExcluirAcredito que compreendemos as etapas e as funções de um estudo de caso. Realmente é muito importante conhecermos a realidade de nosso aluno com deficiência, identificar o problema e buscarmos as possíveis soluções para o problema. O sucesso do plano depende das atividades que levem o aluno a superar sua deficiência e dificuldades encontradas, levando a pessoa/aluno com deficiência a desenvolver sua autonomia. Portanto, oestudo de caso é uma prévia para a elaboração do plano de AEE.
Parabéns pela atividade!
Olá Rosenice,
ResponderExcluirAtender as necessidades de um aluno com deficiência, sem conhece-lo, exige do professor do AEE, disponibilidade e técnica para ouvir e, a sensibilidade para observar, como você enfatiza em seu texto. É preciso ir de encontro com os elementos que convivem com a criança, que são a família, a comunidade, o professor da sala de aula comum e outros profissionais. Só a partir do estudo de caso é que o professor do AEE saberá como agir, pois terá em mãos todo o conhecimento para realizar atividades focalizando as atitudes do aluno diante da aprendizagem e propiciar o desenvolvimento de ferramentas intelectuais que facilitarão sua interação escolar e social. Fica entendido que o estudo de caso se faz através de uma metodologia de resolução. Daí, é que o professor estará apto a construir o plano de AEE, pois, embasado nas análises dos dados, poderá traçar metas flexíveis que venham beneficiar a aprendizagem do aluno, superando as suas dificuldades e promovendo uma interação, logrando êxito e interesse nas atividades escolares.
Um forte abraço!
Boa tarde Roserice Maria,
ResponderExcluirTambém acho que o professor que faz atendimento tem que saber ouvir e observar, e essa deve se estender a todos aqueles a sua volta,para que o mesmo se torne um professor investigador,podendo usufruir das informações coletadas em prol da sua clientela.
Parabéns pela atividade!
Abraços,
Rejane
Olá, Roserice
ResponderExcluirParabéns pela atividade realizada corretamente.
Ana Rita